sexta-feira, 29 de junho de 2012

FESTA JUNINA.... ÔBA!!!!

O mês de junho está chegando ao fim, mas ainda dá tempo pra falar um pouquinho sobre as festas juninas.
Eu amo festa junina e  as festas deste ano tem um "gostinho" todo especial - 100 anos de Gonzagão!! O Brasil inteiro celebra o centenário do rei do baião, mas é no Nordeste que o "São João" pega fogo!
Algumas cidades do interior costumam promover grandes eventos para festejar os santos juninos, como Caruarú/PE, Campina Grande/PB, Bananeiras/PB e Mossoró/RN, mas os festejos nesta época também são tradição nas casas das famílias nordestinas, onde as festas juninas são sempre muito alegres, com decoração bem colorida, muita comida típica e, é claro que não pode faltar um forrozinho "pé-de serra", né?
Na minha família, o "'São João" é comemorado no quintal da casa de mamãe. Vejam a decoração que fiz esse ano:


 
Fiz um pequeno painel em TNT e retalhos de tecido, imitando igreja e casas de uma cidadezinha do interior  e placa em madeira, pintada com tinta guache.

Num cantinho do quintal, tentei reproduzir um ambiente de cozinha de casa do interior, com fogão à lenha, arupema  (peneira de palha), etc... Vejam:


"Fogão à lenha".


Mais um cantinho especial com bandeira de São João (que eu mesma fiz) e garrafinhas de cerveja que customizei com juta, retalhos de chita e flores de papel. Esse era o cantinho do churrasco (que também não pode faltar numa festa junina), mas a churrasqueira estava mais ao lado e não saiu na foto.



E como não podia faltar brincadeiras para as crianças, preparei um cantinho de jogos com pescaria e argolas.



Ah, já ía esquecendo.... a mesa das "gostosuras".... Essa teve que ficar dentro de casa por causa da chuvinha que caiu  por aqui!!

É, deu um trabalhão danado, mas valeu a pena!
E viva Santo Antônio, São João e São Pedro!



Nenhum comentário:

Postar um comentário